Terça, 25 de Janeiro de 2022
°

-

Tecnologia MISTÉRIO

Microsoft culpa “erro humano” após sumiço de foto do “homem dos tanques”

Célebre imagem de homem Desafiando tanques na China Não aparece em buscas do Bing

06/06/2021 às 07h57
Por: Redação Fonte: Asecom
Compartilhe:
Microsoft culpa “erro humano” após sumiço de foto do “homem dos tanques”

A Microsoft apontou neste sábado (5.jun.2021) um “erro humano acidental” após seu mecanismo de busca, o Bing, não mostrar nas últimas 24 horas resultados de imagens para a consulta “Tank Man” (homem dos tanques).

A expressão faz referência à imagem icônica de um manifestante solitário diante de uma coluna tanques nas imediações da Praça Tiananmen, em Pequim, durante as manifestações que foram duramente reprimidas pelo regime comunista em 1989.

Na 6ª (4.jun), usuários do Reino Unido, EUA e Singapura que pesquisaram o termo relataram que se depararam com a seguinte mensagem: “Não há resultados para o homem dos tanques”. 

O episódio imediatamente provocou acusações de censura por pressão dos chineses, já que o sumiço da imagem ocorreu justamente no 32º aniversário dos protestos.

“Isso se deve a um erro humano acidental e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo”, garantiu um porta-voz da Microsoft, após reportagens publicadas na imprensa dos Estados Unidos.

Mas o diretor da ONG Human Rights Watch, Kenneth Roth, afirmou que achou a justificativa “difícil de acreditar”.

“Ultrajante: no aniversário da violenta repressão na Praça da Paz Celestial, o mecanismo de busca Bing da Microsoft de repente não retorna nenhuma imagem se você pesquisar por “Tank Man”, a foto icônica. Eu acabei de tentar. Difícil de acreditar que isso é um erro acidental”, escreveu Roth no Twitter.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias